Severino Sombra

Patrono e idealizador da Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), mantenedora do HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE VASSOURAS. Ao longo dos anos, a Instituição revelou-se como um importante patrimônio para toda a sociedade. O primeiro curso implantado foi o de Medicina, tornando-se modelo em ensino médico brasileiro, seguido de outros cursos nas áreas das ciências exatas, biológicas, humanas e sociais.
Severino Sombra de Albuquerque (Maranguape, 8 de junho de 1907 — Vassouras, 12 de março de 2000), foi um católico e militar, ex-líder integralista, sociólogo, escritor, educador e político brasileiro. [1] Fundador da Universidade Severino Sombra, na cidade de Vassouras, revolucionário da Revolução Constitucionalista de 1932, deputado federal pelo Ceará entre 1955 e 1956. [2] Filho de Vicente Liberalino de Albuquerque e Francisca Sombra de Albuquerque. Seu avô, o coronel José de Sousa Sombra, foi chefe político cearense no Império e na República. Seu tio Luís Sombra seguiu a carreira militar, tendo atingido o generalato

General Severino Sombra faleceu no ano 2000 deixando um valioso legado cujo espírito nacionalista fez dele um mito. O militar e sociólogo nos apresenta um itinerário biográfico repleto de polêmicas, lutas e idealizações nos movimentos políticos, nas Forças Armadas e no meio acadêmico rumo à revolução educacional, científica e tecnológica do país.

“…construir uma personalidade é obra máxima na vida de um homem. Definir, caracterizar, configurar uma personalidade, deixar uma marca. Há animais que passam e mesmo esmagados não deixam marcas no chão, nem sangue têm e há homens que apesar de terem sangue são quase como esses animais, passam e não deixam marcas, tanto faz eles terem vivido como não terem vivido, será a mesma coisa. ” (General Severino Sombra).

plugins premium WordPress