História

A Fundação Educacional Severino Sombra há mais de 50 anos forma e especializa profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, baseada na tríade ensino, pesquisa e extensão.

A Sociedade Universitária John F. Kennedy (SUNEDY) foi criada no dia 4/6/66 com o objetivo de angariar fundos para formar o patrimônio inicial da Fundação Universitária Sul Fluminense (FUSF). Posteriormente, denominada Fundação Educacional Severino Sombra, Entidade Filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública, mantenedora da Universidade e demais órgãos suplementares.

Em 29/01/67, em assembleia realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Vassouras, foi instituída a Fundação Universitária Sul Fluminense – FUSF e o Prof. Severino Sombra de Albuquerque foi eleito, por unanimidade, seu Presidente “ad vitam”. Em maio do mesmo ano, foi conseguido, junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, a cessão de uso do Palacete Barão de Massambará, para a implantação da Faculdade de Medicina, autorizada a funcionar em 13/12/68, dando origem ao embrião da Universidade.

Desde sua fundação, a Medicina de Vassouras figura como uma das mais renomadas escolas médicas do país. Única universidade privada da região sul fluminense, oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de ciências médicas, saúde, tecnológicas, sociais e aplicadas e humanas.

Em 1970 foi adquirido o terreno para a construção do pavilhão destinado ao ambulatorio, com onze consultórios de diferentes especialidades. No 30 de abril de 1970 foi inaugurado o Ambulatório Manuel Ferreira. Em 27 de Abril de 1972 foram inauguradas as novas instalações médicas tranformando em grande Hospital- Escola em Vassouras, passando a se chamar Hospital Jarbas Passarinho (HEJP). Posteriormente o hospital recebeu o nome de Hospital Universitário Sul Fluminense (HUSF) e atualmente é o Hospital Universitário de Vassouras (HUV)

plugins premium WordPress